Consultoria e Suporte em T.I.

Recuperar banco de dados danificado do SPED Fiscal

O SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) utiliza como banco dados um mysql embarcado para armazenar as escriturações fiscais, para cada escrituração um novo banco de dados é criado. O banco de dados master armazena  a localização e os dados básicos de cada escrituração.

Pois bem, recentemente enfrentei um desafio com o SPED Fiscal, a empresa precisava fazer uma alteração/ retificação em uma escrituração já enviada, porém sempre que tentavam fazer qualquer alteração aparecia a mensagem “Ocorreu um erro crítico na aplicação” e não salvava as alterações, fatalmente o banco de dados estava corrompido e/ou danificado e pelas vias convencionais não consegui repara-lo.

 

Naturalmente este problema seria insignificante se existisse um backup dessa escrituração, mas isso não existia, a outra alternativa era refazer do zero, mas isso levaria muito tempo, dadas as circunstância era necessário a todo custo recuperar as informações contidas nesse banco de dados.

Depois de muita pesquisa e exaustivas tentativas finalmente consegui chegar a um processo que recuperava com sucesso os dados contidos na escrituração, descrevo-o abaixo:

  1. Criar uma nova escrituração do zero para o mesmo contribuinte e período (obviamente);
  2. Copiar os arquivos de estrutura e dados (conteúdo) do banco de dados corrompido para a pasta do banco de dados recém criado;
  3. Exportar em TXT a nova escrituração em Escrituração Fiscal -> Exportar Arquivos;
  4. Excluir a escrituração recém criada (você observará que o SPED Fiscal agora está reconhecendo este banco de dados como corrompido);
  5. Criar uma nova escrituração importando o arquivo recém exportado (passo 3) em Escrituração Fiscal -> Nova -> Importar.
  6. FAZER A #$%[email protected]~}& DO BACKUP !!!

Obs.: A cada passo feche e abra novamente o programa de SPED Fiscal.

E voilà, temos o nosso banco de dados de volta.

 

    • Guilherme em 16 de agosto de 2019 às 10:29

    Responder

    Preciso de ajuda Joilson
    Nao estou conseguindo

    Aonde fica a pasta ? Copiar os arquivos de estrutura e dados (conteúdo) do banco de dados corrompido para a pasta do banco de dados recém criado;

    1. Responder

      Normalmente ficam nesta neste caminho: “C:\Arquivos de Programas RFB\Programas SPED\SpedContabil\mysql\data”.

    • Joao em 19 de março de 2020 às 13:57

    Responder

    Olá, o programa do sped não estava deixando atualizar pra 2.6.7, ai indiquei a instalação em outro local. mais o sped recém instalado está em branco. alguma ideia ? obrigado!

    1. Responder

      Tente copiar o banco de dados da antiga instalação para nova, normalmente fica no caminho “C:\Arquivos de Programas RFB\Programas SPED\SpedContabil\mysql\data”. Um tentativa válida é fazer um backup na versão antiga e tentar restaurá-lo na versão nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado