Profissional de TI Sênior

Estratégia de backup para pequenas empresas

Uma máxima quando falamos sobre backup é de que tem um, não tem nenhum, quem tem dois na verdade tem um e assim por diante…. Com a popularização dos ataques com ransomware, apenas ter backups não é mais suficiente, agora também é necessário protege-los.

Num passado recente era comum fazemos backups em mídias externas, como fitas magnéticas, mas com o advento da internet das coisas (grande massa de dados) e o armazenamento ter ficado mais barato o uso de fitas vem caindo em desuso, sem falar, claro, que a recuperação de uma informação armazenada em fita podia levar horas… As fitas ainda são uma solução barata, mas hoje já existem outras soluções como storage ou cloud.

Uma estratégia que garanta proteção contra qualquer tipo de desastre e até contra ransomware exige que pelo menos um backup esteja armazenado em uma mídia externa em um local diferente de onde os arquivos originais estão. Para pequenos backups, um armazenamento em nuvem criptografada já é suficiente, é até fácil automatizar isso. Para grandes backups uma solução barata é o uso de HDs externos criptografados, isso também não é difícil de automatizar. Na ausência de meios técnicos para automatização, um ser humano daria conta do trabalho, afinal, é a mesma lógica de fazer um simples upload ou copiar para um pendrive.

Resumo: Faça backups regularmente, proteja-os e mantenha pelo menos uma cópia em um local diferente, se possível acessível somente com credenciais exclusivas só pra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado