Profissional de TI Sênior

Clientes OpenVPN não recebem endereço IP

Recentemente me deparei com o seguinte problema: alguns clientes OpenVPN do falecido Windows XP não recebiam endereço IP da VPN, mas quando o serviço era reiniciado manualmente o endereço era atribuído.

Tentei reinstalar o adaptador TAP, reinstalar o software cliente do Open VPN mas nada funcionava.

Por fim, consegui uma solução de contorno, agendei pelo gerenciador de tarefas para executar na inicialização do computador o script abaixo:

# aguarde 2 minutos
timeout 120
# pare o serviço do OpenVPN
net stop OpenVPNService
# aguarde 5 segundos
timeout 5
# pare novamente o serviço do OpenVPN (caso o comando anterior não tenha conseguido)
net stop OpenVPNService
# aguarde 5 segundos
timeout 5
# inicie o serviço do OpenVPN
net start OpenVPNService
# aguarde 10 segundos
timeout 10
# inicie novamente o serviço do OpenVPN (caso o comando anterior não tenha conseguido)
net start OpenVPNService
# renove o endereço ip do adaptador de rede TAP
ipconfig /renew OpenVPN

As linhas com # devem ser removidas.

Obs.: O script deve ser agendado para ser executado usando credenciais de um usuário administrador, sugiro usar o usuário administrador local.

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